Cadastre-se

Cadastre-se para receber informações e notícias do segmento e da Aquasolis.

Ponte internacional do Oiapoque

O Brasil procura buscar formas de estimular o desenvolvimento na região entre o Amapá e a Guiana Francesa, por meio da intensificação da sua relação com a França. A cooperação transfronteriça tem adquirido espaço significativo no diálogo entre o Brasil e a França, sendo tema regular em conversações de alto nível com o Governo francês. A importância da cooperação transfronteiriça evidencia-se pelo fato de a França ter com o Brasil sua maior fronteira terrestre (quase 700 Km). Soma-se a esse fato a circunstância de tratar-se de uma fronteira situada no bioma amazônico.

Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy encontraram-se em fevereiro de 2008 em Saint Georges de L´Oyapock, na fronteira com o Amapá, ocasião em que firmaram Declaração Conjunta com a determinação comum de aprofundar a cooperação transfronteiriça em suas vertentes ambiental, científica e tecnológica, social, econômica, comercial e de infraestrutura. Durante o encontro presidencial em Saint Georges de L’Oyapock, o Presidente Sarkozy afirmou que o desenvolvimento da Guiana Francesa passa pelo Brasil.

É nesse contexto que se situa a construção da Ponte sobre o Rio Oiapoque, iniciativa pioneira do Governo do Presidente Lula, em conjunto com o Governo francês, que permitirá a ligação por via terrestre entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa, mais precisamente entre as localidades de Oiapoque, no lado brasileiro, e Saint-Georges de l´Oyapock, no lado francês. Essa importante obra é objeto de Acordo bilateral firmado em julho de 2005.

A Ponte sobre o Rio Oiapoque acha-se em fase final de construção, e simboliza o esforço de integração dos dois países, com vistas a explorar o potencial da fronteira comum e promover a melhoria da infra-estrutura, das condições de saúde e educação, da economia e do comércio da região, por meio de soluções sustentáveis.

 

http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/ed-200-ponte-internacional-do-oiapoque-importancia-para-o-desenvolvimento-brasileiro/