Cadastre-se

Cadastre-se para receber informações e notícias do segmento e da Aquasolis.

Quem Somos

A Aquasolis Soluções Construtivas é hoje uma empresa com tecnologia e nome de peso no mercado de construção civil brasileira.Atendemos em todo o território nacional e no exterior. Nosso leque de produtos, todos de fabricação própria, é um dos mais completos do setor com praticamente todos os equipamentos metálicos que nossos clientes precisam: sistemas de escoramento, sistemas de forma e de acesso , andaimes, projetos personalizados, entre outros.

Além disso, a Aquasolis também executa obras em pré-fabricados de concreto que vão desde edificações à a obras de infraestrutura, de contêineres à casas populares.

Mas nem sempre foi assim. Conheça abaixo a trajetória da empresa e de seu atual presidente, Mário de Lima Ribeiro.

 

História:

Mário de Lima Ribeiro, natural de Belo Horizonte formado pela Escola de Engenharia Kennedy,  é o fundador da Aquasolis. Sua trajetória foi árdua e sua ascensão gradual. Durante o período em que estudava, trabalhava em tempo integral como estagiário na  M. Roscoe Engenharia, frequentava a faculdade a noite e ainda tabalhava em Hospital durante a madrugada, para se auto sustentar. Suas férias eram usadas para estudar . Após se formar como Engenheiro Civil, foi contratado pela M. Roscoe e transferido às obras industriais e de infraestrutura pelo Brasil afora. Com quase 10 anos de trabalho como engenheiro, resolveu concretizar um antigo sonho da vida: montar um negócio sustentável e inovador. Na época, pensou no aquecimento solar e nas formas deslizantes. Surgia então a Aquasolis.

Fundada em 1995, além do negócio que dera o nome à empresa, a Aquasolis também executava obras em formas deslizantes com o know-how e a coragem, próprias do Mário. O Aquecimento Solar não se mostrava rentável o suficiente. A forma deslizante era complexa e arriscada demais para dividir espaço com algo tão diferente. Com esse impasse, após alguns anos de operação conturbada, o aquecimento solar foi vendido no ano 2003. Agora toda a energia da empresa estava focada nas formas deslizantes e nas soluções construtivas. O negócio crescia e ganhava força. O terreno em que a empresa funcionava, localizado na cidade de Nova Lima - MG, ficou pequeno. A cidade de Mário Campos, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi escolhida e uma área de 35 mil m² foi adquirida no ano de 2.000. Com o novo fôlego, foi possível iniciar a fabricação de equipamentos tais como as formas metálicas trepantes em 2.002 , o cimbramento predial e industrial foi desenvolvido em 2007; a escada MRB foi projetada em 2008; o sistema de transporte vertical de concreto acoplado à forma deslizante foi criado em 2009; logo após veio a escada Bonaudi I e o STVC Bonaudi II; formas guarda roda New Jersey foram incorporadas em 2010; por fim, iniciou-se a fabricação do andaime multidirecional em 2012.

Em paralelo às obras industriais e de infraestrutura, a Aquasolis também entrou no mercado de edificações residenciais e comerciais de Belo Horizonte: A forma trepante já havia sido criada; o andaime fachadeiro começou a ser produzido em 2006; em 2007 iniciou-se a fabricação de escoras, acessórios, escoramento tipo torre, travamentos e aparalixo; o escoramento para laje nervurada foi desenvolvido em 2009; o escoramento para grandes panos de laje chegou em 2011, bem como a forma para lajes planas; também em 2011 foi desenvolvido o primeiro sistema auto-elevatório (S.A.E.) para construção de núcleos em concreto, que viabilizou inúmeras obras em estrutura metálica com uma velocidade de construção nunca antes vista.Inicia-se aí uma parceria com a Codeme Construções em Aço para execução de núcleos em concreto que se mantém ate hoje.

Desde 1.996, a Aquasolis também executa obras em pré-moldados.Nossa primeira grande obra foi um Armazém de Grãos para a Vale em Vitória - ES, com capacidade para 60.000 toneladas de grãos. Em 2.013 implantamos a nossa nova Fábrica de pré fabricados , numa área de 48.000 m² também localizada em Mário Campos. Dotada de central de concreto, pontes rolantes, pórticos móveis e guindaste.Temos capacidade instalada de produzir até 250 m³ de concreto por dia para fabricar os mais variados tipos de estruturas em concreto.

Um grande projeto, iniciado em 2010, tem o objetivo de reduzir o custo das obras residenciais com um sistema inovador com baixa demanda de mão-de-obra , qualidade superior, baixissimo indice de disperdicio de materiais .Desta forma vislumbramos transformar a construção de moradias numa linha de montagem.Podemos assim ajudar a reduzir o  déficit habitacional, com um método industrial de produção de casas modulares, de forma sustentável. Conquistamos cada vez mais prefeituras, grandes construtoras e inclusive a pessoa física.A metodologia construtiva da Aquasolis possibilita uma redução de custo e produção em larga escala.

A AQUASOLIS  SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS existe para servir o mercado de construção civil com soluções construtivas inovadoras.